17 de maio de 2008

Modelo Experimental de Maria Montessori

Para Montessori, ensinar não é sinónimo de guiar, dar ordens, forjar ou modelar a mente da criança., mas sim criar ambientes onde a criança possa experimentar, manipular, agir, trabalhar e assimilar a informação produzida.




Ciente de que a criança aprende, sobretudo, através dos sentidos, Montessori concede um lugar central ao arranjo e disposição da sala, aos materiais de ensino e ao exercício das actividades motoras e manuais. Os materiais de ensino são seleccionados de tal forma que cada sentido possa ser exercitado.





Montessori reteve a ideia de que a educação precisa de ser abordada de uma forma científica, com base na observação e na experimentação.





Retirado dos Modelos Pedagógicos Actuais, de Ramiro Marques. Plátano Editora

Um comentário:

Sapatinhos disse...

Oi Moika!
em 1º lugar gostaria de te agradecer! Ao longo do meu curso, visitei muitas vezes o teu blog, como fonte de inspiração e também para apeciar o que tão de bom se faz na nossa profissão. Sou uma "virgem" no nosso mundo. Licenciada em Junho, consegui emprego...neste momento tenho 19 pimpolhos de 3 anos, e estou muito feliz mesmo...
No entanto comento este post porque o Ramiro Marques foi meu professor, na ESE de Santarem. Excelente professor, excelente pessoa, com uma cultura que deixa qualquer um aparavalhado!
Muitos parabens pelo teu maravilhoso trabalho!
Já agora,dá uma espreitadela no meu , sff! www.tressorrisosdealgibeira.blogspot.com